quinta-feira, 2 de junho de 2011

PRODÍGIOS DA MÚSICA


Nosso blog não é o Iraque, mas também está bombando. É com essa frase que começamos mais um dia de interpretações das mais variadas músicas brasileiras. Hoje separamos uma especial. Recebemos muitos recados perguntando se nosso grupo era baiano, pelo fato de que, até então, só analisamos músicas de axé. Ora, querido leitor, somos tão ecléticos a ponto de postarmos hoje sobre a “ex-dupla” Sandy e Junior.

Não é segredo para ninguém que a dupla que o Brasil viu crescer se desfez. Agora é cada um por si, Chitãozinho e Xororó por todos. Hoje o Junior toca em algum lugar, e a Sandy faz show solo em outro. A claro, além de cantora, Sandy agora é garota propaganda de cerveja, a Devassa. Não estamos recebendo nada por isso, mas fica ai a merchandagem. Agora sim as vendas dispararam, a menininha que tinha o mesmo corte de cabelo do seu irmão, agora é símbolo nacional da marca Devassa. Isso sim é que é propaganda.

Mas vamos direto ao assunto porque este não é um blog de fofocas. Nossos queridinhos, depois de crescidos, nos presentearam com a música As Quatro Estações. Eles cantam sobre elas, mas não as explicam. E é ai que nós entramos... E entramos com tudo. Antes, vejamos a letra:

“A noite cai, o frio desce
Mas aqui dentro predomina
Esse amor que me aquece
Protege da solidão
A noite cai, a chuva traz
O medo e a aflição
Mas é o amor
que está aqui dentro
E acalma meu coração
Passa o inverno, chega o verão
O calor aquece minha emoção
Não pelo clima da estação
Mas pelo fogo dessa paixão
Na primavera, calmaria
Tranquilidade, uma quimera
Queria sempre essa alegria
Viver sonhando, quem me dera
No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, é imortal
No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, não
É imortal
Uh, uh, uh, uh, é imortal”

Confesso que choramos quando ouvimos essa música juntos. Que poesia não? Porém, entretanto, todavia, não estamos aqui para falar de Literatura. Com a gente o buraco é mais embaixo. Então vamos entender o porquê de tudo isso.

As Estações do Ano ocorrem devido ao movimento aparente do Sol. Esse movimento é caracterizado pelo “deslocamento” que o Sol faz variando entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. É importante ressaltar que esse movimento é aparente, porque não é o Sol que se movimenta. Esse deslocamento se dá, pelos movimentos de rotação da Terra, bem como a sua inclinação.

O Sol estaciona em quatro posições diferentes, elas determinam o início e o fim das estações do ano. Quando ele se encontra perpendicular sobre o Trópico de Capricórnio, isso ocorre por volta do dia 22 de Dezembro, começa ai o Solstício de Verão com a parte clara do dia mais longa do ano (vale lembrar que estamos considerando o hemisfério Sul). Agora, quando ele passa pela linha do Equador, por volta do dia 22 de Março, tem ai o início do Equinócio de Outono, no qual a parte clara e escura do dia tem a mesma duração. Quando o Sol aparece perpendicular sobre o Trópico de Câncer, dia 22 de junho, temos ai o Solstício de Inverno. Caracterizado pela parte escura do dia mais longa do ano. E por último, mas não menos importante, temos o Equinócio de Primavera que ocorre por volta do dia 22 de Setembro, e assim como o Equinócio de Outono, tem a parte clara e escura do dia com a mesma duração.

Esperamos que continuem visitando o nosso blog, estamos “salsisfeitos” com o número de visitas no blog. Comentar não quebra do dedo de ninguém, então vai em frente. Esta é a nossa terceira postagem e esperamos que vocês estejam gostando. Se não estiverem não podemos fazer nada a não ser deletar o blog e ficar sem pontos na matéria. Agradecemos a presença e audiência. Até semana que vem.

O leitor Matheus pergunta se tem como as postagens passarem a ser semestrais. Resposta. Caro leitor, o blog não aparece na sua tela sozinho, se não gosta é só não visitar. Kael diz que quando lê o blog precisa usar um dicionário. Resposta. Precisa de resposta? Evandro diz que apesar do péssimo Português, o blog está bom. Resposta. Sua crítica não é válida, você é professor de História, não de Português.