quinta-feira, 9 de junho de 2011

MÚSICA E MEIO AMBIENTE

            “Água mole em pedra dura, tanto bate até que molha tudo!”

             É com essa frase que começamos mais uma postagem de A GEOGRAFIA ESTÁ NA MÚSICA. Ai eu pergunto para vocês, queridos leitores: Qual a importância desta semana para nós? Não, não é a despedida de Ronaldo, o fenômeno, nem a vitória do Vascão na Copa do Brasil. Mas sim, a semana do Meio Ambiente. Isso mesmo, estamos na semana em que devemos nos preocupar com nossas ações e suas consequências “para com” (sempre quis escrever isso) o meio ambiente.


              Este que vos escreve, apesar de futuro geógrafo, esqueceu-se desta semana, mas quisera forças superiores que Cleide, a cereja do bolo, estivesse no nosso grupo para lembrarmos de tal fato. Ela possui a habilidade de conciliar dois cursos, e ainda arrumou um tempo para pesquisar e apresentar uma letra de música relacionada com o tema desta semana. (Palmas para Cleide)!

            Representando o nosso Nordeste brasileiro, esbarramos na figura de Luiz Gonzaga. Cantor famoso pelas mais variadas músicas de xote, típicas da região (tirando a Bahia é claro). Ele presenteia nossa semana com o Xote Ecológico, misturando pinga com meio ambiente. A combinação disso está aqui em baixo. Vejamos a letra:

“Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu.”



            Se ainda há ou não pinga da boa nós não sabemos. O fato é que Gonzaga foi muito feliz em colocar de forma simples um tema tão complexo em uma de suas músicas. Não se teria música melhor para postar do que essa. Além de denunciam os males da poluição, ele homenageia Chico Mendes.

            Chico Mendes nasceu no Acre, onde começou a luta como defensor da floresta. O ambientalista tornou-se líder sindical, e tão logo lutou pela posse de terra contras os grandes proprietários. Ele surge como um símbolo de proteção da floresta Amazônica, e com isso ganha o estrangeiro para denunciar a devastação da floresta. E ai surgiam suas primeiras ameaças de morte, bem como o título de atraso para o Acre. Chico conseguiu vencer grandes batalhas em favor dos seus princípios. Isso fez crescer o número de ameaças. Ele procurou a polícia denunciou as ameaças, deu nomes, pediu ajuda e nada aconteceu. Chico, aos 44 anos, foi assassinado na porta de sua casa.

             Não nos venha com esse papo de que o Aquecimento Global isso, o Aquecimento Global aquilo. Pelo amor que vocês leitores têm pela Geografia (sei que não é muito, mas faz uma forcinha ai) entendam “Dilma” vez por todas que o homem não está produzindo gás Carbônico e que Chuvas, ou Estiagens não são provocadas por este. Então qual é o problema envolvendo o tal gás? A sim, o problema é o seguinte, o carbono está presente em todos os elementos orgânicos. Ele passa por um ciclo, esse ciclo se dá pela liberação e absorção do carbono. Vamos entender então o problema dos combustíveis fósseis. O petróleo, por exemplo, é o resultado da decomposição orgânica de organismos que foram cobertos por sedimentos. Esses sedimentos aprisionam o produto da decomposição, bem como o carbono nele presente.

             Então esse carbono, que ficou milhares de anos “aprisionado” agora é liberado, de novo, na atmosfera. E é ai que está o problema dos combustíveis fósseis. Não estamos jogando mais carbono na atmosfera, só estamos repondo o carbono na atmosfera. Não estamos querendo dizer que isso é bom, muito pelo contrário, só é importante ressaltar que ninguém está “produzindo” carbono e que ele causa o aquecimento global.

            Já que o tema é meio ambiente, há a necessidade de se pensar em atitudes que podem minimizar a degradação dele. Coleta seletiva, tratamento de esgoto, investimento em transportes coletivos, apoio a empresas ecologicamente corretas. Enfim, uma gama de ações que podem ajudar a conservar o meio em que vivemos.

              Galerinha essa foi mais uma postagem bem sucedida. Agradecemos a preferência e a audiência. Esperamos vocês na semana que vem, neste mesmo blog, na mesma quinta-feira. É um prazer inenarrável escrever para vocês. BLOG “A gente se liga em você”.


             O Leitor Felippe diz que não faz coleta seletiva porque acha que os tambores são na verdade integrantes da banda RESTART. Resposta. Cuidado, podem ser os Teletubbies. Murilo diz que o Blog está bom, mas confessa que ainda não leu nada. Júnia diz que gostaria de saber por que só homens participam do Morde e Assopra. Resposta. Agora não é mais assim.

Um comentário: