quinta-feira, 16 de junho de 2011

ÁGUA, PLANETA TERRA

    “Pau que nasce torto mija fora da bacia!”

                E é assim que começamos mais um dia desta nossa longa jornada. Eu estava comendo um salgadinho e bebendo um negocinho quando, movido ainda pela saudade que ficou da semana do Meio Ambiente, decidi falar hoje sobre o nosso solvente universal, a água (Aga dois ó). Há quem diga que ela vai acabar! Coitado de quem pensa assim. O certo é dizer que a água potável podará ser “extinta”. Poderá! 

                Nesta semana a bola da vez é o meu xará Guilherme Arantes. Ele, que é o queridinho das vovós, canta para nós a Música Terra Planeta Água. Tudo a ver com o tema de hoje. Uma linda poesia como essa só poderia ter sido feita por um gênio. (Será que todo Guilherme é assim?). Ele canta sobre a maior contradição de toda: O planeta Terra tem mais água do que terra em si.  Vejamos a letra: (Como a letra é grande, vamos ao refrão).

“Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...” 



                Realmente uma bela música. Mas, como de costume, vamos para a parte que nos interessa. A Geografia que aqui se encontra. Não é preciso ser um gênio para saber que a Terra possui mais água do que terra. Basta ir ao menos duas vezes às aulas do Salomão Junior Curi (que pediu para não ser identificado), professor de Geografia. 

                Dos planetas Terra do nosso sistema Solar, este é o que nós mais gostamos. Nele a água se encontra nos três estados da matéria: Sólido, líquido e gasoso. Se considerarmos em um todo, a água se divide em 97% como salgada e 3% doce. Dentre esses 3%, 2,4 está na forma sólida. 

                Então é pouca água doce disponível certo? Errado, mesmo ocupando o último lugar, com apenas 0,6% de volume, a quantidade de água potável é gigantesca. Tal grandeza é encontrada em rios e lagos ou em profundidades. Mas mesmo com essa imponência a água que tanto necessitamos está sofrendo as dores do parto. A água que dá vida, agora morre por causa da sua criação (profundo isso). Não há a necessidade de falar porque já estamos cansados de ouvir sobre o que causa a poluição dos rios. 

                Mas tome cuidado, essa água que precisa de atenção e se faz de vítima, é a mesma que causa conflitos. O Oriente Médio é exemplo disso, lá água é tem mais valor do que o petróleo.

                Galera essa foi mais uma semana de postagem do nosso blog. Gostaríamos de agradecer a todos que estão nos acompanhando. A cada quinta-feira um prazer diferente em escrever para vocês. Semana que vem tem mais. BLOG e você, tudo a ver!

                ATENÇÃO!
NÃO QUE NOSSAS MÚSICAS ESTEJAM ACABANDO, MAS PRECISAMOS DE UMA MAIOR INTERAÇÃO COM OS NOSSOS LEITORES. ENTÃO ABRIMOS ESPAÇO PARA QUE VOCÊ MANDE PARA NÓS A SUA DICA DE MÚSICA. ESTUDAREMOS E POSTAREMOS AQUI. MANDE SUA SUGESTÃO PARA O NOSSO E-MAIL COM NOME DA MÚSICA, O SEU NOME, IDADE E CIDADE. geografiaufjf@live.com

                Rodrigo quer saber o que nós ganhamos ao escrever esses textos. Resposta. O mesmo que você ao ler. Kauã pergunta se Chico Mendes era parente de Belchior (Belquior).  Vitão diz que toda vez que tenta visitar o blog o PC dá pau. Resposta. Então desiste.

4 comentários:

  1. Hahahaha!! Otimo começo de postagem... Como parte da administração do blog, venho aqui tambem (as vezes) dar meus "pitácos geograficos". Sabemos que toda essa água está armazenada nos lençois (freaticos e não frenéticos Ibraim) e tambem espalhada na atmosfera pelo seu formato gasoso. Mas não vim aqui pra complementar a postagem do meu companheiro de blog Gulherme, mas para mostrar que os comentarios dos nossos leitores servem tambem como discussão e complemento ao trabalho que nós, os bloggeiros, fazemos. Deixe seu comentario, sua duvida, sua discussão, seu elogio, seu xingamento, seu cartão de crédito, sua carteira e outras coisas mais que você talvez possa querer deixar aqui pra nós. Se pensarmos que sempre estaremos em um processo de aprendizagem, toda informação complementar é bem vinda! Obrigado moçada, parabéns Gui e toda a equipe do geografiaich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. As letras de algumas músicas carregam consigo grandes significados que, dependendo do conteúdo ministrado, servem como alternativa didática. A música é analisada pelos alunos com o auxílio do professor. Vários ritmos promovem letras com mensagens construtivas que futuramente poderão ser usadas.

    Deixamos aqui uma sugestão: "Planeta Azul” interpretada por Chitãozinho e Xororó. Essa letra retrata a apropriação degradante da humanidade sobre a natureza que provoca problemas como o aquecimento global, além disso, retrata a extinção de espécies.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Essa música é bem interessante, pois retrata a situação em que estamos vivendo. O interessante é que essa música foi escrita e fez sucesso anos antes, mas esse assunto só se tornou preocupante a todos nos dias atuais onde esses problemas foram divulgados pra a população. Parabéns pela didática com que abordaram o tema.

    ResponderExcluir
  4. Relacionar música com uma questão que envolve uma grande discussão , é um trabalho excelente. Faz com que as pessoas prestem mais atenção no que acontece ao redor dela. Não percebemos o quanto é abrangente a Geografia.
    Criativo , boa abordagem dos vídeos e imagens.

    ResponderExcluir